Normas de Participação
O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município
de Oeiras através das suas Bibliotecas Municipais e consiste na realização de
um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha.
Dirigido à comunidade escolar, visa o desenvolvimento de competências de
literacia da informação, dos media e digitais.
Este torneio nacional, realizado em parceria com a Rede de Bibliotecas
Escolares (RBE), decorre em formato misto, em linha e presencial, sob a forma
de quiz, e é constituído por três fases:
- Fase 1 (Seleção nas Bibliotecas
Escolares);
- Fase 2 (Apuramento para a Final – Online);
- Fase 3 (Final – Presencial).
I. Objetivo
O principal objetivo do torneio é
desenvolver competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação
disponível na Web, promovendo a utilização eficaz das ferramentas de
pesquisa e recuperação da informação, a análise crítica e seletiva da
informação e/ou de fontes de informação e aptidões para o combate à
desinformação.
II. Destinatários
São destinatárias do torneio:
- todas as Bibliotecas Escolares de
estabelecimentos de ensino do subsistema público, através da participação de
alunos do Ensino Secundário do território continental.
- todas as Bibliotecas Escolares de
estabelecimentos de ensino do subsistema privado, desde que integradas na RBE, através
da participação de alunos do Ensino Secundário.
III. Condições de participação
1. Podem participar no torneio todas as Bibliotecas Escolares que cumpram as
condições do ponto II, através da seleção de uma equipa constituída por dois
alunos que frequentem o Ensino Secundário.
2. O torneio é publicitado no blogue do Oeiras Internet Challenge Nacional,
disponível em https://oeirasinternetchallengenacional.blogspot.com, e nos canais de comunicação do Município de Oeiras e da RBE.
3. A organização compromete-se a disponibilizar às escolas, no referido
blogue, materiais de apoio ao trabalho a realizar pelas Bibliotecas Escolares
neste âmbito e que suportem a participação no torneio.
4. As Bibliotecas Escolares comprometem-se a trabalhar, com os alunos
interessados em participar no torneio, aspetos relativos à literacia da
informação e dos media.
5. As Bibliotecas Escolares são responsáveis pela organização do torneio em
cada escola e, para além de efetuarem a seleção interna dos alunos
participantes durante a Fase 1, devem assegurar a vigilância, nas suas instalações,
durante a Fase 2 (Apuramento para a Final – Online das 25 melhores
equipas). Verificando-se, após a Fase 1, que o número de equipas
inscritas é igual ou inferior a 25, será anulada a Fase 2 do torneio, passando
as equipas inscritas para a Fase Final.
6. Os aspetos práticos relacionados com a deslocação das equipas ao Município
de Oeiras para a realização da prova da Fase 3 (Final – Presencial) são da
responsabilidade dos respetivos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas.
7. A participação no torneio implica o conhecimento prévio e a aceitação das
Normas de Participação.
8. Quaisquer dúvidas relativas à participação no torneio podem ser remetidas
pelos professores bibliotecários para a linha de apoio criada para o efeito: OICnacionalsecundario@oeiras.pt.
IV. Inscrição
1. A inscrição da equipa representante de cada Biblioteca Escolar para a Fase
2 (Apuramento para a Final – Online) é realizada exclusivamente pelo
professor bibliotecário/ responsável pela Biblioteca, em formulário próprio,
disponível em: https://forms.gle/5Nhd7YbK3zi7MPN49 .
2. O prazo de inscrição decorre até 15
de dezembro de 2023, inclusive.
V. Regras do torneio
Fase 1 (Seleção nas Bibliotecas Escolares)
1. É organizada localmente por cada Biblioteca Escolar com o objetivo de
selecionar uma equipa que a represente na fase seguinte do torneio. O
apuramento, da responsabilidade do professor bibliotecário/ responsável pela
Biblioteca, é realizado de modo descentralizado e com inteira autonomia.
2. Tem de estar concluída até ao limite do prazo de inscrição, referido na
secção anterior, isto é, o dia 15 de dezembro, inclusive.
Desafios de preparação para a Fase 2
Antes da Fase 2, serão lançados desafios de preparação com o intuito de proporcionar um maior contacto das
equipas inscritas com os objetivos do torneio.
Estes desafios, de participação livre e
cujas classificações não têm influência nos resultados finais, realizam-se em
data e hora a indicar. Todas as informações, bem como os links de acesso
aos desafios, serão disponibilizados, oportunamente, no blogue da
iniciativa.
Fase 2 (Apuramento para a Final – Online)
A realização desta fase depende do número de equipas inscritas. Caso este número seja igual ou inferior a 25, as equipas inscritas passam
automaticamente para a Fase Final.
1. A Fase 2 terá lugar no dia 02 de fevereiro de 2024, no período compreendido
entre as 09:30 e as 12:00.
2. As equipas apuradas participam no torneio nas instalações da sua escola
(preferencialmente na Biblioteca Escolar), sob a supervisão do professor
bibliotecário ou outro docente responsável, a quem cabe igualmente verificar a
identidade dos alunos concorrentes e garantir que nenhum dos participantes tem
em sua posse qualquer dispositivo de acesso à Internet ou de comunicação com o
exterior.
3. O apuramento realiza-se em linha e as provas, sob a forma de quiz,
são disputadas através da plataforma Kahoot!.
4. Cada equipa realiza a prova utilizando o máximo de dois computadores
(portátil ou desktop ou tablet), para:
- acesso à videoconferência e visualização do enunciado;
- pesquisa na Web e resposta via Kahoot.it.
5.1. Durante a videoconferência, só é permitido um acesso
por escola, com o nome da equipa.
5.2. O professor que vigia a prova deve manter-se
obrigatoriamente atrás da equipa e os três elementos (os dois alunos e o
professor) devem permanecer visíveis durante toda a videoconferência.
5. Cada Biblioteca Escolar deve assegurar que a ligação à Internet e todo o
equipamento informático funcionam corretamente. A organização não se
responsabiliza por quaisquer falhas no ambiente informático que venham a
ocorrer, localmente, durante a realização das provas da Fase 2 e não será dado
qualquer apoio ou assistência técnica.
Fase 3 (Final – Presencial)
1. A Fase 3 realiza-se no dia 02 de março de 2024, no Município de Oeiras, em
local e hora a indicar.
2. O torneio final consiste na realização de uma prova com 25 perguntas que
incidirão sobre validação de informação dos media.
3. Os equipamentos para a realização da prova (portátil ou tablet) são
da exclusiva responsabilidade dos participantes, isto é, cada equipa deve
trazer os seus próprios dispositivos.
4. O acesso à Internet é assegurado pela organização.
5. A organização não suporta qualquer custo com deslocação e estadia associada
ao torneio.
6. A organização poderá limitar o número de acompanhantes das equipas, em
função de eventuais restrições de espaço.
VI. Júri e avaliação
1. O júri é constituído por elementos da equipa das Bibliotecas Municipais de
Oeiras responsável pela organização do torneio (árbitros) e por dois elementos
da RBE.
2. São funções do júri:
2.1. Verificar e validar as inscrições;
2.2. Verificar e validar resultados de classificação;
2.3. Apurar as equipas que passam às fases seguintes, até
à determinação da classificação final.
3. A determinação da classificação obtida nas provas das Fases 2 e 3 é feita
de acordo com o número total de respostas certas, não sendo atribuídas
bonificações para sequência de respostas certas consecutivas, nem para tempo de
resposta. O tempo total de resposta só é considerado para efeitos de desempate.
VII. Vencedores e prémios
São atribuídos prémios às três equipas com melhor classificação na prova
final, distribuídos da seguinte forma:
Equipas (a repartir pelos dois alunos):
1.º prémio: Cartão Dá* no valor de 500 €
2.º prémio: Cartão Dá* no valor de 250 €
3.º prémio: Cartão Dá* no valor de 100 €
Biblioteca escolar:
1.º prémio: Cartão Dá* no valor de 300 €
2.º prémio: Cartão Dá* no valor de 200 €
3.º prémio: Cartão Dá* no valor de 100 €
Professor bibliotecário:
1.º prémio: Livraria Bertrand no valor de 150 €
2.º prémio: Livraria Bertrand no valor de 100 €
3.º prémio: Livraria Bertrand no valor de 50 €
*Os Cartões Dá são aceites como meio
de pagamento, na compra de qualquer produto (tais como produtos alimentares,
vestuário e acessórios, informática, som e imagem, brinquedos e jogos, lazer e
cultura), à venda nas mais de 1100 lojas físicas em Portugal e Espanha, das
seguintes marcas do Grupo Sonae, de diferentes ramos de negócio: Continente
(alimentar, brinquedos e jogos), Worten (informática, eletrónica, som e
imagem), Worten Mobile (telecomunicações), Zippy (moda criança), MO (moda),
Sport Zone (desporto), ZU (acessórios, comida e outros para animais), Well’s
(saúde e óptica), Bom Bocado e Bagga (cafetarias), Note! (papelaria),
supermercados Go Natural e em continente.pt
VIII. Cláusulas específicas
1.
Caberá ao júri decidir sobre os casos
omissos nas presentes normas.
2.
Das decisões do júri não haverá recurso.
10/11/2023